Para os que teimam em dizer que as obras e, consequentemente, o trânsito, está a ser bem gerido em Moura, aqui está um bom exemplo das dificuldades com que se vão deparando as pessoas por cá. Certamente este não será caso único, mas este foi o que nos chegou por mail através de um leitor do Nós Por Moura.
Yá...tás ralado c'as custas da tal variante...bués man!!! Continua assim a pensar piquenino...pode ser que um TIR te espalme um dia destes...ou te passe com o semi reboque por cima da ENTLEGÊNCIA!!!
Nao há dinheiro para a circular mas há para festas, festinhas e festarolas. A câmara so com almocito para os funcionários vai gastar cerca de 10 mil euros.
se não me engano a circular iria custar cerca de 15 milhões de Euros. Por isso quem faz comparações entre o almoço dos funcionários e uma circular, ou é estúpido ou mal intencionado.
Nos tempos que correm....o melhor mesmo era nem fazer almoço nenhum, nem festas de natal nem tretas dessas.....!!! Se não qualquer dia em vez de Câmara Municipal de Moura chama-se Programa da Fátima Lopes!
Ora aí está! A circular custa 15 milhões, então nao se faz que é muito dinheiro e ate nem faz falta nenhuma. Como os almocitos são menos dinheiro, fazem-se muitos almocitos que a ETAR também precisa da caca para trabalhar, se estivesse a funcionar, claro. Mas o almocito é um valor acima do que aqui foi referido. Mas esta é a verdadeira filosofia comunista, nao se fazem investimentos para o futuro a longo prazo, só se pensa a 4 anos, e isso da muita festa e almoço. Circulares, pra quê?! Modernices dessas fazem mal ao pessoal.
Tenho a certeza que a Câmara está aberta a propostas sobre como melhorar o trânsito na cidade.
Eventualmente a criação de uma circular não será assim tão fácil (não me parece que será o dinheiro de festas, festarolas e almoçaradas que irão ser suficiente para pagar uma circular). Teremos que relembrar que terreolas como Vendas Novas ou Montemor-o-Novo têm muito mais trânsito que Moura e não têm qualquer circular...
Aproveito também para recordar algumas alterações que foram feitas há algum tempo atrás para melhorar o trânsito e que houveram muitas vozes discordantes!
Acredito que o Nós Por Moura terá propostas a apresentar... embora não seja da sua obrigação que para isso existem técnicos na câmara!
Que pena "o Curioso" citar "terreolas como Vendas Novas e Montemor"...de facto deve estar a pensar noutras "Terreolas" homónimas do norte de África...As cidades com esse nome que conheço cá em Portugal...para além de estarem no caminho entre o norte e o sul...para além de estarem super bem servidas de transportes...para além de estarem entre Lisboa e Évora (património cultural com publicidade assegurada)...pois para além de mais umas particularidades que Moura não tem...Não têm variante porque...só porque ...a auto-estrada passa ali mesmo ao lado e retirou do centro dessas terras o trânsito de pesados...Parece-me...é cá uma ideia que estamos a falar de realidades diferentes!...
O caro Anónimo das 17:00 há quanto tempo não sai de Moura? (Ir à Barragem de Alqueva não conta!)
Caso não tenha conhecimento fique o exmo. amigo a saber: o trânsito de pesados continua a ser uma realidade desagradável em Vendas Novas e Montemo-o-Novo. A auto-estrada não retirou todo o trânsito da estrada nacional e tampouco é uma alternativa a uma variante.
Poderá o amigo dar-me o exemplo de outras cidades que optaram, e bem, por variantes: Beja, Évora, Mourão, Requengos de Monsaraz (Safara, Santo Amador, Santo Aleixo da Restauração, Barrancos também aí o trânsito não passa pelo centro das localidades...). Mas é um facto que nem todas as cidades, vilas e aldeias deste nosso agreste país têm uma variante!
Sobre o facto de Vendas Novas e Montemor-o-Novo estarem bem servidas de transportes públicos gostaria de lembrar que deveremos agradecer aos sucessivos governos do nosso pais o nosso crescente isolamento e interioridade. Talvez o amigo se recorde de algo relacionado com o Inter-Cidades Lisboa-Beja que vai terminar... (ou já terminou, possivelmente!) e quem foram os responsáveis!!!
Ah! Recomendo a leitura da noticia do Público sobre os transportes públicos: http://www.publico.pt/Local/estudo-entregue-a-troika-propoe-fecho-de-800-km-de-linha-ferrea_1500246
Se calhar com a poupança de muitos almocitos de 10000€ por ano, juntando mais outras poupanças em combustivel mal gasto e em outras despesas desnecessárias já tinhamos a tão desejada circular. Já agora em relação a terreolas como Vendas Novas e Montemor-o-Novo que não têm circular é bom salientar que são atravessadas por uma estrada nacional com largura e gestão de transito de acordo com a necessidade actual. E em Moura? Veja-se o espaço da estrada nacional que liga a ponte do ardila até Moura, mal cabem dois carros juntos.
A reclamação é mesmo para a CMM sim, pois as aguas de portugal só tem a ver com a abastecimento de agua em alta, e não com tratamento de merda em baixa, Percebeu ó tótó?
Quanto ás circulares, não vale apena grandes exemplos como Vendas Novas e Montemor, precisamente porque com o mal dos outros posso eu bem.
Quando o transito for retomado pelo centro de Moura, conte os dias em que as calçadas vão estar transitáveis e depois venha aqui dizer alguma coisa.
Até porque uma coisa já todos podemos concluir por cá, tudo o que foi mexido a nivel de transito pela comunidade comunista cá da terra foi uma bela de uma merda. Mais valia terem fechado completamente o transito entre o cruzamento do pisco e o palácio da justiça, fazerem uma requalificação decente do centro histórico e poupavam imenso trabalho a toda a gente além de devolverem a cidade aos mourenses. Mas já me esquecia, o presidente disse que isto só seria feito depois da circular estar concluida e em funcionamento. Mas isso disse ele há cerca de 8 anos no cinema. Coitado, já se esqueceu. está mesmo a precisar de férias, ninguem dos incompetentes merece mais que ele.
Este gajo pensa que sabe mas não passa de um analfabeto. Informa-te lá melhor sobre quem tem a responsabilidade das ETAR e depois diz qualquer coisinha.
Segundo sei, a responsabilidade das ETAR é da Águas do Alentejo. Mas a Câmara de Moura, sendo uma das que se sente confortável à sombra da dita empresa, também pode exigir que a Águas do Alentejo preste o serviço a que está obrigada.