Se este espaço é seu, porque não aproveitá-lo? Podem até nem lhe fazer a vontade, mas será ouvido(a)! Envie a sua informação para: nospormoura@sapo.pt

Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER

Publicado por: Nós Por Moura às 08:13
| Comentar
17 comentários:
De avenidadaparalelaàoutra a 23 de Julho de 2010 às 09:35
ÉVORA , REGUENGOS, FERREIRA DO ALENTEJO E OUTRAS MAIS TERRAS JÁ ESTÃO A BENEFICIAR DA BARRAGEM DO ALQUEVA, O CONCELHO DE MOURA MAIS UMA VEZ FICOU A VELOS PASSAR. E DEPOIS NÃO QUEREM QUE AS PESSOAS FALEM? É CLARO QUE A CULPA É SEMPRE DO PODER CENTRAL, O PODER LOCAL NÃO TEM NADA A VER COM ISSO.
COMO FORMA DE REMATE TAURINO SÓ SE PODE DIZER QUE QUEM NASCEU PARA LAGARTIXA NUNCA CHEGA A JACARÉ.
E O ALQUEVA É LOGO ALI!!!!!!!!!!!!!!!!!


De informado a 23 de Julho de 2010 às 17:29
Volto a colocar a questão do costume. Alguém me sabe dizer concretamente, caso a caso, no que estão a beneficiar os concelhos que estão sempre a vir à baila, como tirando todo o proveito do lago de Alqueva? Esses concelhos viram os seus índices de desemprego diminuir? A desertificação parou? Epá, olhemos por exemplo para alguns dados concretos sobre Reguengos em comparação com Moura, mais precisamente na área do turismo que é o tema aqui em debate. Reguengos teve em 2007 11728 visitantes que ali pernoitaram e em 2008 11499. Segundo estes dados (os últimos disponíveis), Moura teve em 2007 19078 visitantes que por cá ficaram mais que um dia e em 2008 24.675. Bem, acho que os números falam por si. Falemos também de Évora que pela primeira vez em muitos e muitos anos, viu a sua população decrescer. Ferreira do Alentejo não consigo muito bem perceber porque é mencionado. Será por causa do regadio? E neste caso de quem é a culpa por ainda não se terem iniciado as obras no concelho de Moura? É da câmara?


De Curioso a 24 de Julho de 2010 às 11:02
Pois é, carissimo Informador, por vezes as pessoas falam, falam mas do que falam como não sabem do que falam mais valia não falarem.

Alguns dados estatiscos são dificeis de engolir, pois é!. Mas, pronto, cada um come o que quer. Eu às vezes só como as batatas...

Abraços e boas férias, caso seja caso disso.

P.S.: Eu hoje estou um bocadinho repetitivo!!


De Anónimo a 23 de Julho de 2010 às 19:36
Eu até corrigia, quem nasce osga, osga morrerá. É este o legado que deixará. Uma terra cada vez mais abandonada e desertificada, mas como sempre é sempre o poder central que arrecada com as culpas. Neste caso até podemos culpar o Comité Central, que é quem realmente manda em Moura.


De Anónimo a 24 de Julho de 2010 às 01:28
Este pessoal precisa mesmo de umas lições sobre as responsabilidades de cada orgão de poder. Dão a entender que os concelhos nossos vizinhos estão todos na vanguarda do Desenvolvimento, quando o que é verdade é que são afectados precisamente pelos mesmos problemas que nós. Deixam até nas entrelinhas que Portugal é um país que está na vanguarda do desenvolvimento e o governo só não faz mais por Moura porque os comunistas não deixam.

Em Moura há muita coisa por fazer, e se há coisa de que o poder central pode estar completamente ilibado, é do que está feito e se vai fazendo pelo desenvolvimento do nosso concelho. Aí sim, são completamente inocentes.

Eu um dia, gostaria que esta gentalha de paus mandados e aspirantes a caciques xuxas, que para aí se andam a mobilizar para fazer manifestações sobre uma pretensa destruição do Jardim da Porta Nova, arranjassem a coragem necessária para organizar manifestações reivindicativas de melhores condições na área da saúde (para quando a abertura da SUB?), pelo alargamento da área de regadio no nosso concelho, para o não encerramento de escolas e outros serviços públicos em Moura e nas freguesias, , por um IP8 até Ficalho e sem portagens, para que se resolva de uma vez por todas o impasse no Aeroporto de Beja; em suma que se mostrassem minimamente preocupados em afrontar os distribuidores de tachos e lutassem por uma distribuição da riqueza nacional que contemplasse o nosso concelho nas áreas de investimento directo do Estado (há quantos anos não aparece o nome do concelho de Moura no PIDACC?)

E só uma nota final para o cretino aí de cima, para lhe dizer que se quem mandasse em Moura realmente fosse o comité central, poderíamos estar descansados. Afinal de contas o NOSSO presidente está lá.

Não se deixem cegar pela ânsia de poder, e assim como não hesitam em apontar o dedo às falhas da Câmara, arranjem coragem e saibam identificar os principais responsáveis pelo estado a que este país e TODO o interior chegaram.



De HULK a 24 de Julho de 2010 às 01:26
assim de repente não tou a ver como é que se chama o hotel de reguengos; parace que havia um mas teve de fechar, derivado à falta de clientes...


De Anónimo a 24 de Julho de 2010 às 17:31
Olha ollha!!! Páus mandados, gentalha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Assim se vê a educação de alguma gentalha do PC.
E gentalha é a tua tia.
Quantoa ao resto, é verdade, os Gajos de Reguengos devem mesmos estar cheios de inveja dos de Moura.
Quanto aos números, parecem o Socrates.
Caguem nos números, a realidade está à vista.


De Anónimo a 25 de Julho de 2010 às 05:53
A realidade é sempre subjectiva, já lá dizia o outro. Existem é realidades que são mais facilmente sustentadas do que outras. Fazia uma grande serviço aqui aos leitores se explicasse melhor a realidade que percepciona e no que é que a sustenta. É que quando não conseguimos basear a nossa argumentação em factos concretos e palpáveis, arriscamo-nos a ser apelidados de cachorrinhos de fila, paridos de uma cadela cega. E ninguém quer que isso aconteça não é?

E a inveja é um sentimento muito triste. Eu não gosto de me sentir invejoso, ainda para mais de concelhos e de pessoas que andam a passar por males semelhantes aos nossos.

No entanto esses comentários já deixaram vislumbrar o tipo de pessoa que é. Ficámos a perceber que é daquele tipo de troll blogueiro que acha que tem piada em mandar umas bocas porreiras contra os comunas, para depois comentar com os amiguinhos nas esplanadas dos cafés, do género: "comigo estão eles tramados porque sou um granda sabichão que consegue percepcionar a realidade melhor que eles e que nem mesmo os factos conseguem desmentir a realidade que está à vista". E os amigos depois batem palmas e você fica todo contente. E ainda remata a conversa dizendo: "vejam bem que os comunistas vão para os blogues dizer para fazermos manifs a reinvindicar coisas para o nosso concelho. Quero lá saber, eles é que foram eleitos, eles que se mexam. Eu cá só faço manifs para me tirarem o caixote do lixo lá de ao pé da minha rua que aquilo é um fedor insuportável agora de Verão". E os amigos batem palmas e você vai todo contente para casa.



De Curioso a 25 de Julho de 2010 às 09:49
Isso de compararem com o Sócrates é demasiado forte...

Quem responde, quem responde, hein?!


De Anónimo a 25 de Julho de 2010 às 19:15
Comentário:
Manifestações contra isto e contra aquilo, é apanágio do pcp . Basta ver o que foi a visita a Moura do secretário geral.
Quantos aos tachos, que são referenciados num post a este artigo. Lembro a quem o referiu o seguinte, Portugal é um país de tachos. São tachos no governo sim senhor. Mas não se podem esquecer os tachos da cãmara , que em tudo são iguais aos que atrás referi, só que numa escala menor. Cálculo e ainda referindo aos ditos tachos, não será apenas esse o procedimento de Moura. Isso está espalhado pelo país, este miserável país que temos.
Em relação aos beneficios que o alqueva trouxe a outros concelhos na área do turismo e agricola. a> entre eles, Beja, Ferreira, Cuba entre etc.
Ferreira
www.herdadevaledarosa.com.pt
ALENLAGAR-EXPLORADORA-LAGAR-FERREIRA-ALENTEJO (maior lagar do mundo)
Beja, Clube de campo Vila galé, com vertente agricola. a> vinhos e azeites, bem como criação de gados.
Herdade dos grous - Albernoa , Turismo Rural e vertente agricola. a> .
Heradade fonte dos Frades - Baleizão , Lagar e produção de azeite, transformação de azeitonas.
São Brissos -Herdade monte novo e figueirinha, produção de azeites e vinhos.
Procede-se ainda á plantação de vinhas e olival de grandes áreas, por parte de agricultores do concelho.
Quantos postos de trabalho directo e sazonais, bem como indirecto estes investimentos proporcionam? Não faço ideia, mas creio que muitos serão comcerteza . E em moura?


De Anónimo a 26 de Julho de 2010 às 00:45
Nem um só empreendimento desses que refere é fruto do trabalho de nenhuma das câmaras e até acaba por reconhecer isso no seu texto. Não compreendo por isso o porquê de se apontar o dedo à nossa autarquia. São na sua totalidade investimentos privados.

Vejo que refere muitos empreendimentos relacionados com a agricultura e que realmente acabaram por nascer directa ou indirectamente dos benefícios de Alqueva. Volto por isso a dizer, se o regadio ainda não chegou cá a culpa é de quem? Se a área que vai usufruir do regadio é insignificante por limitações ambientais, quem criou essas limitações?

Apesar de tudo posso mostrar-lhe também alguns exemplos do que existe no nosso concelho em termos de agro-indústria e da dinâmica dos nossos agricultores (http://www.mouraturismo.pt/fotos/gca/f4a91267e8f2060809f8b4ff3a10e1a7.pdf).

Infraestruturas relacionadas com o Turismo, temos dentro do turismo Rural dois hoteis rurais e duas unidades de agro-turismo, na cidade temos três hoteis e duas unidades de turismo local. Em desenvolvimento está o PIN da defesa e um outro hotel rural no Brenhas. Claro que tudo isto se trata de iniciativas privadas e por isso sujeitas a timings próprios. Mérito para eles que têm a coragem para investir.

Por isso se querem pintar de negro as perspectivas de futuro do nosso concelho, informem-se primeiro quem são na realidade os principais responsáveis.


De Anónimo a 25 de Julho de 2010 às 22:36
Que têm todas essas herdades que ver com o projecto de Alqueva?! não me parece que haja qualquer ligação...


De Anónimo a 26 de Julho de 2010 às 12:04
Ó anónimo de 25/7/2010, bem se vê quem baixa o nível , e não querendo baixar tanto como tu, cadela cega é a tua tia.
Cria um bocadinho de tento na língua
Defende as tuas ideias com respeito pelos outros, depois não querem ser apelidados de extremistas, ou como diz o A. J. Jardim, fascistas de esquerda.


De Anónimo a 26 de Julho de 2010 às 17:48
Ainda bem que te serviu o barrete...


De Anónimo a 28 de Julho de 2010 às 00:33
É claro que os investimentos que referi, são da iniciativa privada.
Mas porque é que esses benefícios , chegam a centenas de Kms de distância ?
Porque é que Moura tão perto, é o que se vê?
Vão-me dizer, que a culpa é do poder central?
Acredito que sim, mas também é daqueles que sendo poder local, não conseguiram defender os interesses das gentes do concelho de Moura.
Mas claro que o mais fácil, é deitar as culpas nos outros. Mas olhem que assim, não se chega a lado nenhum.


De Anónimo a 28 de Julho de 2010 às 18:33
Está muito mal informado no que diz respeito ás acções que foram e estão a ser desenvolvidas com o intuito de defender os interesses do nosso concelho.

Basta ler as actas da câmara, da Assembleia Municipal, de algumas assembleias de freguesia, das intervenções do PCP na Assembleia da República, para rapidamente se chegar à conclusão que quase todas as semanas o poder central é chamado à razão, e convidado a debruçar-se sobre questões como essas que refere.

De igual modo, nas poucas vezes que algum elemento do governo se desloca ao nosso concelho, os agentes locais fazem questão de aproveitar a oportunidade para apresentar as suas reivindicações e propostas.

Ainda na abertura da Feira de Maio ouvi autarcas, empresários e agricultores, a fazerem pressão junto do ministro da Agricultura, para que tente exercer a sua influência junto do Governo e em particular do Ministro do Ambiente, para que o facto de que mais de 70% do nosso concelho possuir sérias limitações à prática agrícola. E se assim é para lançar sementes à terra, como será em relação à construção de empreendimentos turísticos? Pode imaginar.

E para além do mais, tivemos congelados durante bastantes anos, tantos quantos levou a ser feito o Plano de Ordenamento de Alqueva (acho que se chama assim), todas as concessões de licenças para construção de complexos turísticos.

Actualmente esse plano apenas permite a construção de, salvo erro, dois grandes projectos, o da Defesa de São Brás e o da Estrela, e mais uns quantos pequenos como nos Ratinhos e Brenhas. Todos já com projectos em andamento, exceptuando, infelizmente, a Estrela.

Soube hoje que o grande projecto que existia para a Herdade dos Machados (maior lagar e olival intensivo do Mundo), foi chumbado por questões relacionadas com o impacto ambiental. Esperemos, no entanto, que ainda haja apelo.

O Poder local não pode encostar uma pistola à cabeça dos nossos governantes, para que eles nos façam justiça. Mas locais como este blogue, poderiam muito bem tomar parte em algumas dessas batalhas e ajudar a mobilizar vontades e interesses comuns a todos os Mourenses e não apenas a questões relacionadas com a actuação da autarquia. Que sim, é verdade, pode optar por umas prioridades em relação a outras e isso nem sempre ser consensual e por isso serem alvos de críticas. Agora fazia falta, deixo aqui a sugestão, era que se abarcassem nessas críticas/reparos/chamadas de atenção, todos os que, nos diferentes níveis de poder, têm igualmente responsabilidades a cumprir para com o nosso concelho e a nossa gente.


De Nós Por Moura a 28 de Julho de 2010 às 23:45
Caro Anónimo, o Nós Por Moura, parecendo que não, talvez seja das "pessoas" que mais quer fazer por esta terra e embarcará em tudo o que for para melhorar esta terra. O objectivo do Nós Por Moura nunca foi denegrir a cidade ou o poder local, apesar de muitas vezes ser alvo de críticas, a maioria delas fundamentadas.
Lance as propostas e terá o total apoio deste espaço.

Obrigado pela participação.


Comentar Post

 

 

     nospormoura@sapo.pt

PESQUISAR

 

ESTATÍSTICAS

        online

        

Outubro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


ÚLTIMAS POR CÁ

HÁ VERDADES QUE NÃO SE PO...

MOURASOL - BAIRRO ABANDON...

A SUA OPINIÃO

VERDADE ESCONDIDA - GIRAS...

CONFIRMADO - ASAE ENCERR...

ASAE ACABA DE ENCERRAR FE...

J.F. AMARELEJA GANHA PROV...

QUE TAL UM POUCO MAIS DE ...

O SEU COMENTÁRIO FOI APRO...

PALAVRA DE HONRA

PALAVRA DE HONRA

XII OLIVOMOURA

NEM TUDO É MAU

PALAVRA DE HONRA

CARTA DE LEITOR

UMA PERGUNTA:

FEIRA DO LIVRO 2012

O SECRETÁRIO DE ESTADO, C...

SERVIÇO PÚBLICO

A PEDIDO DE ALGUÉM, AQUI ...

ARQUIVOS

Outubro 2014

Outubro 2013

Setembro 2013

Julho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

LINKS

 

 

OBRIGATÓRIOS

Alvitrando

Amarelejando

Amílcar Bengla Mourão

Avenida da Salúquia 34

Bichos Carpinteiros

Conmoura

Entre as Águas

PDMoura

Praça da República

Prova Oral

Quarta República

 

OUTROS LOCAIS

31 da Armada

Caminhos de Terra

Casal de Quarta

Casotinha das Surpresas

Castelo de Moura

Cláudia Félix

Fábrica de Imagens

Lá Vai Moura...

Moura Volei Clube

Ravalusiarte

Rente à Relva

Santo Amador

Semeando Leituras

Serra da Adiça

Sobral da Adiça

SOS Animais Moura

Teatro Fórum Moura

 

SITES ÚTEIS

A. D. C. Moura

AGVAmareleja

Alimentos Guadiana

AMPEAI

Associação 4 Esquinas

Azeites do Alentejo

BVMoura

Câmara Municipal de Moura

Comoiprel

Courela dos Aleixos

Courela Nova

EBI de Amareleja

Feiras de Amareleja

Feiras de Moura

Festas da Tomina

Freg. de Povoa S. Miguel

Freg. de S. João Batista

Freg. de St. Agostinho

Freg. de St. Amador

Gráfica Mourense

Grupo Ardila

Grupo Desp. Amarelejense

Hotel Passagem do Sol

IMGaspar

Logica

Moura Atlético Clube

Moura Cidade

Moura Desportos Clube

Moura Digital

Moura Investimento

Parque Noudar

Pinta Barris

Portal de Moura

Rádio Planície 92.8

Salero-Moda

Silvestre Raposo

SOS Animais

Sports4U

Univ. Sénior Moura

Vila de Amareleja

MAIS COMENTADOS

      Site Meter